sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Captadas imagens de estrela «canibalizada»


Um grupo de astrónomos de um instituto de investigação de Grenoble, em França, e do Observatório Europeu Austral obtiveram as primeiras imagens de uma estrela que terá sido «canibalizada» pela outra, segundo anunciou esta quinta-feira o Centro Nacional da Investigação Científica (CNRS).

Em comunicado citado pela agência noticiosa France-Presse, o CNRS informa que foi graças a um telescópio virtual de 130 metros de diâmetro que os cientistas puderam observar a SS Leporis, um sistema de estrelas binário «atípico».

Os cientistas suspeitam que a estrela menos evoluída «canibalizou» a sua companheira mais velha, uma estrela gigante vermelha e fria.



De acordo com os astrónomos do CNRS, a estrela gigante terá «cedido perto de metade da sua massa inicial sob a forma de um vento estelar capturado pelo astro mais quente».
Situadas na constelação de Lièvre, as duas estrelas da SS Leporis têm uma distância ligeiramente superior à distância entre o Sol e a Terra.

O CNRS defende que as observações permitiram aos cientistas provar que estas observações «abrem perspectivas fascinantes para o estudo de outros sistemas de estrelas binários em interacção».

 
 

Reflexão: Achamos esta notícia interessante, pois esta notícia transmite-nos uma imagem de uma estrela a ser canibalizada por outra, e com isto pode se desenvolver um estudo para ficarmos a conhecer outros sistemas de estrelas.

Notícia elaborada por Margarida, Flávia e Rui com ajuda do seguinte site
abola.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário