sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Astrónomos descobrem os maiores buracos negros de sempre


Uma equipa internacional de astrónomos descobriu dois buracos negros, no centro de duas galáxias, que são os maiores alguma vez detectados. Cada um ocupa um espaço equivalente a cerca de cinco vezes a distância do Sol a Plutão e têm cerca de dez mil milhões de vezes a massa do Sol.

Os buracos negros acontecem quando uma estrela com pelo menos três vezes a massa do Sol chega ao fim da vida e a sua matéria entra em colapso sobre si própria, tornando-se tão densa que o resultado é um buraco negro estelar.

Mas no caso dos buracos negros agora descobertos pela equipa coordenada por Chung-Pei Ma, da Universidade da Califórnia, o processo de formação é outro e esta descoberta, divulgada na revista britânica Nature, dá pistas sobre estes fenómenos.

Situados a mais de 300 milhões de anos-luz da Terra, estes buracos negros escondem-se no interior de duas galáxias elípticas. Um deles está na galáxia NGC 3842, na direcção da constelação do Leão, enquanto o outro se encontra na galáxia NGC 4889, na direcção da Cabeleira de Berenice.

Até agora, tinham sido descobertos 63 buracos negros supermaciços.


Reflexão: Com esta notícia, ficamos a conhecer a descoberta dos maiores buracos negros descobertos até agora, e com isto ficamos a conhecer mais sobre o espaço.

Noticia elaborado por Margarida, Flávia e Rui com a ajuda do seguinte site abola.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário