domingo, 22 de abril de 2012

Invasores persas da Grécia «mortos por tsunami»

Geólogos alemães dizem ter encontrado provas no norte da Grécia de que um tsunami, no ano 479 a.C., salvou a aldeia grega de Potidaea dos invasores persas.

O historiador da antiguidade grega Heródoto relatara que enormes vagas haviam matado centenas de soldados da Pérsia, durante o cerco à aldeia. Os especialistas da universidade de Aachen dizem agora que o registo escrito poderá corresponder à realidade.

«Encontrámos [sinais de] vários tsunamis históricos na costa», disse o professor Klaus Reicherter à agência noticiosa alemã DPA.

O especialista salientou que os sedimentos identificados na península do norte da Grécia onde se situava a antiga Potidaea e se encontra a cidade de Nea Poteidaia mostram sinais de eventos marítimos relacionados com ondas gigantes.

Segundo o relato de Heródoto, os persas foram engolidos por uma «grande enchente vinda do mar, mais alta do qualquer outra registada».

O historiador antigo relata que os invasores que não morreram afogados foram mortos depois pelos habitantes Potidaia, que «foram atrás deles em barcos».

Reflexão: Mais uma descoberta amigos.

Publicado por Margarida, Flávia e Rui com a ajuda do seguinte site iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário