quinta-feira, 1 de março de 2012

«Homem do gelo» tinha olhos castanhos e era intolerante à lactose

Ötzi, o «homem do gelo» que viveu na Idade do Bronze (há 5,3 mil anos) e cujo corpo foi encontrado nos Alpes italianos em 1991, tinha olhos e cabelos castanhos, sangue tipo O e era intolerante à lactose. A conclusão é de uma equipa de investigadores liderados por Albert Zink, da Academia Europeia de Bolzano, na Itália, que fez uma análise de ADN à múmia encontrada em 1991.

«A mudança de intolerante para tolerante na Europa começou no Neolítico, mas demorou centenas de milhares de anos para se completar. Consequentemente era esperado que o Homem de Gelo tivesse essa característica», afirmou Zink ao site brasileiro iG.

O trabalho, publicado esta terça-feira na revista cientifica Nature Communications, também desvendou outras características de Ötzi. Tinha mutações genéticas que levavam a uma maior predisposição a doenças do coração. O «homem do Gelo» tinha calcificação na aorta, na carótida e na ilíaca, um sinal de que estavam entupidas de gordura.

No que diz respeito à descendência, a conclusão foi de que o homem de gelo é provavelmente um ancestral dos habitantes do mar Tirreno, em especial da Córsega e da Sardenha.

Reflexão:Mais uma descoberta, e desta vez o "Homem do gelo", grande descoberta!

Publicado por Flávia, Margarida e Rui com a ajuda do seguinte site iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário