quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Coreia do Norte anuncia avanços do seu programa nuclear

Sigla da Agência internacional da Energia  Atómica
O regime comunista da Coreia do Norte declarou nesta quarta-feira que o seu programa  de produção de urânio pouco enriquecido avança a um ritmo bom e alega ter objectivos pacíficos com ele, informa a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Em comunicado divulgado por meio da agência de notícias norte-coreana KCNA, o Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang anuncia a aceleração da construção de um reactor nuclear de água leve e a produção de urânio enriquecido como combustível para o mesmo.

"A construção de reactores da água leve experimentais e o desenvolvimento de urânio pouco enriquecido para o abastecimento de matérias-primas avançam rapidamente com base na economia nacional independente e nos avanços científicos e tecnológicos do país", indica a nota divulgada pela KCNA, citada pela Yonhap.

O comunicado alega que o programa atómico em questão tem como objectivo exclusivo a geração de energia eléctrica e lembra o direito do país ao uso pacífico da energia nuclear.

Texto escrito por Margarida, Flávia e Rui com a ajuda dos seguintes sites:

http://aeiou.expresso.pt/nuclear-pyongyang-anuncia-progressos-no-programa-de-uranio=f691279

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5495615-EI8143,00-Coreia+do+Norte+anuncia+avancos+de+seu+programa+nuclear.html

Reflexão: É muito importante o desenvolvimento mundial de todas os sectores. Mas desde que a Coreia do Norte anunciou o seu programa de enriquecimento de urânio, os Estados Unidos e a Coreia do Sul pediram a interrupção dele por considerarem que Pyongyang quer criar mais armas atómicas, além daquelas que já construiu por meio do seu programa de plutónico.


Sem comentários:

Enviar um comentário